Como captar contactos no seu blog

É comum ouvirmos dizer em Marketing de Rede que “o dinheiro está na lista”, e isso é verdade, daí ser importante que um dos seus primeiros passos ao desenvolver o seu negócio seja a criação da sua lista de contactos.

Mas hoje estamos a falar da criação de uma lista diferente… uma lista de contactos de pessoas que visitam o seu blog. Esta lista é um pouco diferente, e como tal, a forma como a trabalha também o deverá ser.

O primeiro passo!

O primeiro passo consiste em subscrever um serviço de autoresponder. Este serviço vai permitir que capte os contactos, os organize e lhes envie e-mails ou campanhas programadas ou esporádicas. Algo de essencial para poder aprofundar a relação que tem com os seus subscritores.

Existem serviços para todos os gostos, os mais simples, os mais completos, os gratuitos e os pagos.

Já experimentei alguns serviços gratuitos, mas os níveis de entrega das mensagens deixam muito a desejar, e esse é um ponto sensível em todas as suas campanhas, pois os seus subscritores têm de receber os seus e-mails.

Eu utilizo e recomendo a Getresponse como a solução indicada para este tipo de serviços, pois considero que a plataforma tem um bom leque de funcionalidades e uma tabela de preços muito competitiva relativamente à concorrência.

A Getresponse foi a primeira empresa com que trabalhei nesta área. Entretanto experimentei outras empresas e voltei apenas a utilizar a Getresponse. Outras duas plataformas bem contadas no mercado são:

* Aweber (Inglês)

* E-goi (Português)

Faça a sua análise das funcionalidades e escolha aquela que se enquadra no que procura para o seu projeto online.

Depois de aderir a um serviço, vai poder criar a sua lista, ou várias, dependendo do que pretende.

Pode também optar por segmentar as suas listas por websites que tem, por país de residência dos seus contactos, por temas, etc…

Quais os detalhes a ter em conta?

* Dados de subscrição: Escolha quais os dados que quer capturar e quais os passos que o processo de subscrição irá ter.

* Opt-In: Para não ter a má experiência de acordar um dia e ter um e-mail a informá-lo que a sua conta foi cancelada, opte por ter a sua lista “Double Opt-In”.

* Dados de comunicação: Escolha o nome da sua lista, o nome e o e-mail que os seus subscritores vão ver.

* Formulários: Crie o formulário de captação de contactos e coloque-o no seu blog. Estes serviços facilitam todo este processo, bastando escolher os campos que pretende ver no formulário, o formato do formulário e colar no seu blog o código html que eles fornecem.

* Incentivo de subscrição: Pode oferecer um incentivo (como um e-book ou um mini-curso) aos seus leitores para que eles subscrevam a sua newsletter.

E agora?

Agora que já tem todo o seu sistema preparado, apenas tem de continuar a apostar no desenvolvimento do seu blog, aumentando as visitas e fornecendo informação útil aos seus leitores.

Crie uma relação de confiança com os subscritores da sua newsletter, enviando informações úteis e relacionadas com os temas que costuma apresentar no seu blog.

Como seria de esperar, também aqui vai ter uma curva de aprendizagem, e não estranhe por isso se os resultados forem mais lentos do que estava inicialmente à espera.

Alfredo Pinto

PS: Pretende ter sucesso e ser um Líder em Marketing de Rede? Trabalhe diretamente comigo e siga um plano de ação com provas dadas! Saiba mais aqui!

Imagem de jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

Comments

  1. Prezado Sr. Alfredo,
    Realmente estou a procurar uma saída honrosa para essa economia decadente.
    Estou desempregado, há quatro meses, e não vejo a luz no fim do túnel. As empresas por aquí estão desistindo de negócios, recuando de contratos iniciados…e muitas já em estado mais avançado de descrédito. E isso no maior centro financeiro do país, São Paulo (estado,não a cidade).
    Desejo conhecer melhor o seu negócio, e como participar. Por gentileza, envie-me mais informações.

    Agradeço pela oportunidade apresentada.

    Delson Pott

    1. Olá Delson,

      Obrigado pelo seu comentário. A informação que pediu já foi enviada para o seu e-mail.

      Abraço
      Alfredo

Deixar uma resposta