7 Passos para Iniciar o seu Negócio

Iniciar um negócio não é algo que deve ser tratado de forma fácil e sem preparação.

A fase de preparação pode ser trabalhosa, mas é compensada ao vermos o nosso projeto a ganhar corpo.

Quando faz uma pesquisa sobre como criar uma empresa, encontra essencialmente informação sobre pactos sociais, impostos e plano de negócio… mas a criação de uma empresa é muito mais do que apenas isso!

Criar uma empresa é quase como criar um filho… requer paixão, dedicação e paciência!

Deixo-lhe por isso aqui 7 pontos a ter em atenção ao criar a sua empresa.

1) Faça um estudo do seu negócio. Defina os seus produtos e serviços, bem como a sua concorrência. Defina quais são os seus clientes preferenciais, quem vão ser os seus fornecedores e quanto irá cobrar pelos produtos/serviços.

2) Elabore um plano de negócio baseado na informação que recolheu na análise ao seu negócio. Não se esqueça de definir o objetivo da empresa, concorrência e mercado alvo.

3) Trate do financiamento. Pode financiar o seu negócio com bens próprios, empréstimos bancários, investidores externos e programas de apoio.

4) Defina a figura jurídica da empresa. Existem várias possibilidades, desde as limitadas às sociedades anónimas. Fale com um contabilista para melhor perceber os benefícios e implicações de cada uma das possibilidades. Estude também a possibilidade de abrir uma empresa em offshore e assim otimizar os seus rendimentos.

5) Registe a sua empresa. Se estiver em Portugal, pode utilizar o serviço “Empresa na Hora”. De uma forma simples e rápida terá a sua empresa registada nos vários organismos públicos.

Se vive no Brasil, brevemente existirá um serviço igual a este, pois o Governo Brasileiro já anunciou que está a adaptar este conceito à realidade brasileira.

Se optar por uma empresa offshore, recomendo o serviço da empresasoffshore.net

6) Desenvolva o material de marketing. É importante a sua empresa ter uma imagem corporativa forte e bem definida. Não se limite ao papel timbrado e cartões de visita. Aposte também num web site profissional.

7) Defina onde vai ter a loja/escritório. Se o seu negócio requer obrigatoriamente uma loja/escritório, deve analisar com cuidado a sua localização. Escolha uma zona onde possa encontrar os seus clientes alvo.

Se está a desenvolver um negócio a partir de casa, mas pretende ter um escritório para ter uma maior credibilidade associada ao seu negócio, pense na possibilidade de recorrer a um serviço de “escritório virtual”.

Demore o tempo que for necessário a percorrer cada uma destas etapas.

Já criou a sua empresa? Partilhe connosco a sua experiência.

Alfredo Pinto

PS: Pretende ter sucesso e ser um Líder em Marketing de Rede? Trabalhe diretamente comigo e siga um plano de ação com provas dadas! Saiba mais aqui!

Imagem de Stuart Miles / FreeDigitalPhotos.net

Deixar uma resposta