A quem dedica o seu tempo?

A única forma de criar uma grande organização é através da criação e apoio aos membros que queiram ser líderes e desenvolver os seus próprios grupos. Criar um grupo de pessoas capazes de duplicar a forma como trabalha.

Não quero com isto dizer que deve desistir de apoiar ou recrutar distribuidores para o seu negócio, muito pelo contrário. Todos são importantes e contribuem de um modo diferente para a sua organização.

Os distribuidores contribuem com volumes de vendas para a organização, volumes esses que podem representar um bom bónus extra no final do mês. Mas os distribuidores estão em constante rotatividade, são por assim dizer, temporários. Entram e saem do negócio com relativa facilidade. Uns podem trabalhar no recrutamento ou até ficarem inscritos apenas para comprar os produtos a preços de distribuidor, outros podem inscrever-se e nunca se dedicarem a nada, nem mesmo as vendas! Isto é algo de normal e por isso não devemos ficar “chateados” por não os vermos a “desenvolver”. Todos devemos ser responsáveis pelos nossos actos, e como tal, temos de respeitar a forma de estar das outras pessoas.

Os distribuidores entram para o negócio por razões completamente diferentes de um líder, diferentes mas igualmente válidas. Geralmente querem apenas ter a possibilidade de comprarem os produtos a preço de distribuidor, ganhar um extra para poder pagar a prestação da casa ou do carro, ganhar dinheiro para pagar o infantário para os filhos ou até, juntar dinheiro para fazer uma agradável viagem anual. É claro que não estou a incluir aqui aqueles que são iludidos a entrar com a mensagem que vão ficar ricos sem fazerem nada, pois não aplico essa técnica nem defendo o seu uso!

Posto isto, devemos ajudar os nossos distribuidores a atingirem os seus objetivos, dando-lhes apoio nesse sentido. Mas atenção, não devemos investir muito tempo no apoio aos nossos distribuidores, devemos apenas reservar 20% do nosso tempo para isso, e a razão é simples, os distribuidores não querem ou precisam de muito apoio.

Eles gostam de trabalhar sem pressão, com as suas próprias metas. Não querem saber de Reuniões de Oportunidade de Negócio, de viagens que podem ganhar se desenvolverem a equipa, de reuniões de formação. Apenas querem saber que se precisarem, terão alguém a quem recorrer e estarem informados sobre novos produtos ou promoções que lhes possam aumentar os rendimentos com as vendas diretas.

Nunca lhe aconteceu ter distribuidores que pura e simplesmente lhe deixaram de atender o telemóvel? Sem qualquer justificação aparente?

Eles são adultos, devemos respeitar a sua forma de trabalhar.

Alem disso, como os distribuidores são temporários, encontram facilmente uma desculpa para deixarem de trabalhar, falta de tempo, amigos que não gostaram dos produtos, já venderam a todos os amigos e por isso já não sabem a quem vender, atraso nas entregas das encomendas, uma não resposta em tempo útil por parte dos serviços de apoio da empresa, etc… etc… etc…

Os líderes, em contrapartida, são os seus parceiros a longo prazo. Acompanham-no na realização do sonho e muitas vezes adotam o mesmo sonho. Mas são também os mais difíceis de encontrar! Mas não desespere, pois eles aparecem 🙂

Deve apenas apostar na procura de líderes? Na minha opinião, não o deve fazer.

Aposte no recrutamento de distribuidores e perceba se algum deles tem perfil para se transformar num líder, e quando o identificar, dê-lhe formação para fazer dele mais um pilar da sua organização.

Tenha também todo um sistema de formação para os seus distribuidores, de modo a que o seu sistema de trabalho seja facilmente duplicável, poupando assim tempo aos seus distribuidores e aos seus líderes. Também pode utilizar esse sistema de apoio e formação para mais facilmente identificar potenciais líderes na sua organização. Uma vez identificados, deve fornecer-lhes uma formação específica para desenvolverem as suas capacidades de liderança.

Quando foi a última vez que analisou a sua organização de modo a poder identificar potencias lideres? Ou está erradamente a tentar que todos os membros da sua equipa se comportem como líderes?

Alfredo Pinto

PS: Pretende ter sucesso e ser um Líder em Marketing de Rede? Trabalhe diretamente comigo e siga um plano de ação com provas dadas! Saiba mais aqui!

Deixar uma resposta