3 questões para identificares uma pirâmide!

O meu último artigo levantou algumas dúvidas a alguns leitores e por isso deixo-te aqui uma lista de 3 questões a colocar ou a analisar para perceberes se te estão a apresentar uma pirâmide ou se já te encontras envolvido numa pirâmide, ou como eu costumo dizer, um negócio de patos.

Este assunto é pertinente pois geralmente as pirâmides apresentam-se ao público fazendo-se passar por empresas de marketing de rede de forma a terem uma aparência legal junto das suas vítimas… os patos… mas não te deixes enganar pelas promessas de rendimentos fáceis, pois esses apenas existem no mundo dos sonhos e nos negócios dos patos!

Não te limites a estas 3 questões, tem um espírito crítico e investiga, afinal, estamos a falar do teu dinheiro e da tua imagem pessoal… conseguirias dormir descansado sabendo que foste enganado e que enganaste outros?

1 . Tens limites quanto ao dinheiro que podes levantar?

Uma das práticas comuns nas pirâmides é criar dificuldade aos seus membros para levantarem os ganhos a que têm direito.

Para isso, algumas impedem que levantes logo todo o dinheiro a que tens direito, e outras incentivam os seus membros a reinvestir o dinheiro ganho novamente no negócio, na forma de novas unidades de participação ou packs daquilo que eles usam para dar um ar de legalidade ao negócio.

Porque fazem isso? Porque eles têm de garantir que o “negócio” tenha um mínimo de liquidez para manter os membros motivados a recrutar mais membros de modo a terem dinheiro fresco no “negócio”, dando-lhes a ilusão que o negócio está mesmo a gerar dinheiro.

Por isso já sabes, se o “negócio” te impede de levantar todo o dinheiro que ganhaste ou se te incentiva a investir novamente esse dinheiro no “negócio”, então toma muito cuidado, pois podes estar perante uma pirâmide!

Atenção, quando estes esquemas ou “negócios” estão perto de ganhar asas, vulgo desaparecer do mapa, têm o hábito de dificultar ainda mais o levantamento do dinheiro enquanto aumentam o valor dos packs de adesão, pois quanto maior for a estrutura, maior são as necessidades de dinheiro para manter o esquema a funcionar, e se não entram novos membros, tudo acaba por cair.

2 . O “negócio” tem um produto ou serviço vendável fora da rede?

Outra característica comum das pirâmides é a existência de um produto ou serviço que apenas está disponível para os membros da rede…. algo que permita dizer “o nosso negócio não é pirâmide porque temos um produto ou serviço”!

Estranhamente, por mais que queiras ganhar dinheiro vendendo esse produto ou serviço aos teus amigos, não o consegues fazer. Parece que os responsáveis pelo “negócio” nem se lembraram da possibilidade da empresa ganhar ainda mais dinheiro, permitindo aos seus membros de venderem os produtos ou serviços… pois, apenas se lembraram da possibilidade de as vendas acontecerem aos membros da rede.

Se o “negócio” vende apenas a possibilidade de fazer parte da rede, pois os produtos são mais invisíveis do que virtuais, fazendo com que a única maneira de ganhares dinheiro seja investires dinheiro e inscreveres outros para investirem dinheiro, então tem cuidado, podes estar perante uma pirâmide!

3. Do que dependem os teus rendimentos?

Os teus rendimentos dependem das vendas de produtos e serviços que são realizadas pelos membros da tua equipa a pessoas que não se encontram no negócio ou dependem apenas do recrutamento de novos membros, do dinheiro que eles investem na compra de packs de algo virtual?

Se a única forma de aumentares os teus rendimentos resultar do recrutamento de novos membros ou dos membros da tua rede continuarem a investir dinheiro em packs do “negócio”, então toma muito cuidado, pois podes estar perante uma pirâmide!

O Marketing de Rede assenta na criação de uma rede de distribuição de produtos ou serviços, e essa rede irá movimentar produtos ou serviços (vendas ou consumo) a pessoas externas à rede. Quanto maior for o movimento (vendas) da tua rede, maiores serão as tuas comissões.

 É claro que podes recrutar pessoas, e dessa forma a tua rede cresce e ganhas mais dinheiro, mas a base do teu rendimento vem das vendas que a tua rede faz no seu dia-a-dia, não directamente do recrutamento que fazes.

Espero que estas 3 questões te ajudem a decidir melhor o teu futuro quando te apresentarem um negócio milagroso de patos.

Alfredo Pinto

PS: Pretende ter sucesso e ser um Líder em Marketing de Rede? Trabalhe directamente comigo e siga um plano de acção com provas dadas! Saiba mais aqui!

Imagem de Dan / FreeDigitalPhotos.net

Deixar uma resposta